Vencendo a procrastinação com a ajuda do celular

procrastinação-passando-de-fase
Uma das coisas que mais tira nossa atenção enquanto estudamos, trabalhamos, ou até mesmo enquanto estamos conversando com as pessoas é o nosso tão querido e amado celular, o qual tem se tornado cada vez mais parte de nós...

Buscando uma forma de solucionar isso, ou ao menos amenizar esse problema, alguns desenvolvedores tem se dedicado a criar aplicativos que possam auxiliar os “procrastinadores mobile” a conseguir concluir suas tarefas, e provar que é possível usar o celular para combater a procrastinação.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre esse termo “Procrastinar”, mas não tenha entendido o que ele significa, então vai aqui uma breve explicação: Procrastinação nada mais é do que adiar tarefas ou responsabilidades de qualquer tipo, e acabar resolvendo tudo em cima da hora, ou as vezes não resolvendo. O resultado será alguém que vive correndo contra o tempo, provavelmente sendo visto como desorganizado ou irresponsável.
Mas voltando ao assunto dos aplicativos você pode estar pensado agora: “Como assim? É claro que eu vou acabar fechando o app e voltando para o Facebook ou WhatsApp?”, você pode até estar certo, mas se você chegou a esse artigo no mínimo está disposto a aprender a usar o seu celular de maneira diferente.
Então, antes de mais nada esclareço que: sim, o app não vai fazer 100% do trabalho por você ou mudar a sua forma de organizar sua rotina automaticamente, estilo instalou resolveu. A proposta destes aplicativos é colaborar com o usuário, então é 50/50, você toma a atitude e o celular te dá um empurrãozinho, um “puxão de orelha”, uma sensação de estar sendo observado…tudo para que você se torne mais produtivo e obtenha mais resultados.
Para que você entenda melhor sobre o que estou falando aqui, selecionei 3 aplicativos que possuem essa proposta, testei eles por uma semana para saber se realmente cumprem o que prometem e  também compartilharei qual User Experience que eles me proporcionaram. Vamos ao app!

01 – Get sh*t done! 

Indicado para: Finalização de TCC; Entregas de projetos de curto prazo; Tarefas acumuladas e próximas de vencer.
Uma tradução adaptada para o nome dessa app seria “Termina logo essa m*rda”, só pelo título já dá pra ter uma noção básica de qual e proposta dele. Com uma interface interativa e divertida esse App propõe ajudar você a terminar suas tarefas em um tempo determinado, dividindo a tarefa em etapas, e  você pode até escolher uma recompensa para quando terminar as tarefas a tempo, mas caso você não consiga pode estipular uma punição, confira as fotos abaixo.
Esse aplicativo me impressionou pela forma como dialoga com o usuário, por exemplo, você pode escolher entre 3 modos: Pussy mode (Modo Mariquinha), Tough mode (Moderado) e SuperAwessome mode (Modo “O cara”) . A diferença entre eles é o numero de breaks (intervalos), sendo o último modo sem intervalo algum. A forma de preencher o  formulário de tarefas é muito divertida, lembra textos de trailer de filmes de ação, por exemplo:”Uma pessoa.Uma missão. 3 horas”
Durante os breaks o app assume um ar motivacional com frases como “Heróis também precisam descansar”. Sentir que o celular está interagindo com você é uma sensação interessante, de fato ao usar o app me senti mais focada, consegui escrever o artigo que precisava antes do tempo estipulado. O que mais me ajudou a não perder o foco foi o aviso em segundo plano que diz “Estamos te vendo”, e quando eu pensava em desistir  aparecia a frase “Você quer mesmo fazer isso e desapontar todo mundo?”
Este app me ajudou a terminar principalmente trabalhos acumulados da universidade, e alguns outros, e ainda estou usando ele para escrever o meu TCC da pós-graduação. A sensação de estar sendo cronometrado e vigiado me deixou um pouco tensa, mas me fez agir, indico esse app a para quem vive atarefado e quer acelerar os trabalhos para não ficar preso no home office no fim de semana.

02- Any.do

Indicado para: Trabalhos corporativos em equipe, trabalhos acadêmicos, agenda e organização pessoal.
Esse aplicativo é uma lista de tarefas que ajuda você  a organizar a semana toda e ate mesmo tarefas que você irá realizar no futuro. Para cada anotação você pode adicionar fotos, notas  de áudio, vídeos, entre outros formatos de anexo, para não perder nenhum detalhe da tarefa.
Se a tarefa for em grupo você também pode enviar convites para seus colegas baixarem o app. Uma vez que todas as das informações da tarefa estão detalhadas fica mais fácil interagir e compartilhar informações . O app cria uma espécie de Chat entre os participantes. Detalhe, também dá pra colocar alarmes nas tarefas, e dividi-las em lista diferentes.
Quando você termina uma tarefa basta deslizar o dedo sobre a frase e ela fica com um efeito riscado como se você estivesse usando uma agenda de papel. Se quiser reverter o risco basta deslizar o dedo no sentido contrário.
Ainda estou usando esse app, achei bem melhor usar a agenda dele do que usar o calendário e agenda da Samsung que vem com o celular. Este aplicativo também possui uma notificação fixa que aparece enquanto ele está em segundo plano, avisando qual a próxima tarefa; e o chat me ajudou bastante a fugir no WhatsApp onde eu perdia horas.

03- Life Time Alarm Clock

Indicado para: pessoas que odeia acordar cedo, mas precisam fazer isso seja uma vez por semana ou todos os dias.
Acredito que de todos os aplicativos de alarme que experimentei esse foi o mais inteligente, e garanto que não tem como não levantar da cama com a técnica que eles desenvolveram. É basicamente um aplicativo de alarme programado, porém com um detalhe para desabilitar o alarme você precisa resolver um puzzle que só é possível de ser solucionado se você estiver decentemente acordado. Caso contrário o alarme não para de tocar, a não ser que você retire a bateria do celular ou jogue ele pela janela, mas acredito que até decidir fazer isso, você já destituiu de dormir e já está a caminho a banheiro ou se arrumando para o trabalho.
Assim como o primeiro aplicativo desta lista, esse alarme tem 3 modos: Peaceful (Pacifico), Everyday  (Diário) e Fast and Hard!(Rápido e Forte), que estão relacionados aos tons do despertador e a possibilidade de “Snooze” (Soneca).

Acredito que esses 3 aplicativos juntos podem ajudar muita gente a organizar um pouquinho a vida e vencer a procrastinação, temos que lembrar sempre que a tecnologia veio para nos trazer benefícios, pra tornar a nossa vida mais fácil e útil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cara, conhece a brasileira musa do fio-dental?